Você gosta de luta livre? Então, conheça Aztecaser!

aztecaser tokusatsu

E quem disse que a Tsuburaya só vive de Ultraman e Godzilla? Além de ter produzido filmes na década de 70 como Saru No Gundan, também trouxe as telas nipônicas obras como Pro-Wres no Hoshi Aztecaser ou “Estrela da Luta Livre Aztecaser” que foi criado por Go Nagai e Ken Ishikawa.

A princípio chamado unicamente de Aztecazer, as aventuras do herói começaram nas páginas de um mangá que teve três volumes publicado pela Shogagukan até que em 1976 ganhou uma série de TV de 26 episódios exibidos pela TV Asahi.

Um herói de luta livre?

Após testemunhar a morte de seu irmão Daiji, Shun desiste da luta livre. Contudo, Black Mist, o rival de seu falecido irmão, ressurge um ano depois e desafia os demais lutadores. Seu treinador e amigo Jo Kanzaki aceita o desafio e parte para o ringue. Quando este está a ponto de ser morto, Shun aparece sob a forma de Aztecaser e enfrenta Black Mist.

Os poderes de Aztecaser vêm da gema mística em sua máscara chamada Estrela de Aztec, que concede a ele grandes poderes.

Minha opinião é…

Quando assisti Aztecaser, nem mesmo me passou pela cabeça que se tratava de uma série da Tsuburaya devido a ausência de monstros e personagens gigantes. Tão pouco deu para traçar a semelhança analisando as cenas de luta porque elas são em anime. Sim, é isso mesmo.

Quando Aztecaser invoca os poderes da Estrela de Aztec, tanto ele quanto o vilão e os cenários se transformam em anime e a luta transcorre no maior estilo retrô. Não é a primeira ou única vez que podemos ver anime e tokusatsu numa série só, Aizenborg de 1968 trazia uma junção de ambos os estilos de um jeito bem peculiar: os personagens eram em anime, somente os robôs e monstros gigantes eram em live-action.

Aztecazer tokusatsu

Outro ponto que me chamou a atenção em Aztecaser foi o tema luta livre que estava em evidência nos anos 70. Embora não tenha encontrado referências que comprovem, tenho quase certeza de que o mangá Ashita no Joe pode ter influenciado a criação de Aztecazer. Afinal, seu sucesso no Japão foi tamanho que quando o rival de Joe morre numa das histórias, um grupo de aproximadamente 100 fãs se reuniram na editora para que fosse feito um velório para o personagem.

O gosto dos nipônicos por boxe, aliás, continua até os dias de hoje vide animes como Hajime no Ippo e Ring ni Kakero. Com tantos remakes sendo feitos dos últimos anos para cá, seria interessante ver uma versão 2.0 de Aztecaser, mesmo que fosse apenas uma participação em algum filme do Ultraman.

Quem tiver interesse em assistir o primeiro episódio desse tokusatsu online com legendas em inglês, deixo o link abaixo. E se você assistiu e gostou, ou mesmo se não gostou, deixe um comentário neste post dizendo a sua opinião.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s