Saru no Gundan: confira a versão japonesa de O Planeta dos Macacos.

Saru no Gundan tokusatsu

Nos anos 70 a saga O Planeta dos Macacos começou a fazer sucesso no mundo inteiro, aqui mesmo no Brasil chegou a ser exibido a exaustão nas tardes do SBT. E no Japão o êxito não foi diferente, pessoas lotaram os cinemas para ver os filmes da franquia.

Logo, isso chamou a atenção da Tsuburaya Productions, que produziu nada menos que séries mundialmente conhecidas como Godzilla e Ultraman que teve a ideia de fazer algo parecido. Assim nascia Saru No Gundan ou “Exército dos Macacos”.

A série estreiou na TBS TV em 1974 e durou apenas 26 episódios, o que na época equivalia a metade da quantidade ideal. Isso ocorreu porque a trama no Japão não fez muito sucesso, porém não impediu que ganhasse uma versão em inglês dublada nos Estados Unidos em que todos os episódios foram resumidos e unidos num filme que recebeu o nome de “Time of Apes” nos anos 80.

Macacos do futuro

A história começa quando uma cientista, Tokunaga Reiko, e duas crianças, Yurika e Jiro, acabam acidentalmente realizando uma viagem no tempo e indo até o futuro em que o planeta é governado por homens com aparência de macaco. Eles mal tiveram tempo de se ambientarem e perceberem que estavam num mundo totalmente diferente do século 20 e já são capturados pelo exército de macacos, porém conseguem fugir.

Durante suas aventuras eles fazem amigos como Pepe, um menino macaco que busca sua mãe e também Godo, um humano que misteriosamente foi parar nesse lugar e não se lembra da sua verdadeira origem. Embora a série não tenha herói como noutros tokusatsu, ao menos tem Godo que, diferente dos três protagonistas, enfrenta sem medo os homens macaco.

Planeta dos Macacos tokusatsu

Além disso, um misterioso disco voador sobrevoa o planeta e observa tudo o que os humanos e macacos estão fazendo. Existe uma razão de ser para esse UFO estar lá, mas para descobrir, cabe a você assistir a série ou o filme e descobrir.

Minha opinião é…

Assisti o filme para poder redigir este post, uma pena que só tenha encontrado a versão dublada em inglês cujos nomes foram trocados de Reiko para Catherine, Yurika para Caroline e Jiro para Johnny. Se para mim já soava estranho ver os Samurai Troopers com nomes de toureiro, que dirá japoneses com nome de yankees.

De qualquer modo, levando em conta que se trata originalmente de uma produção dos anos 70 feita para TV e não para o cinema, o filme se arrasta um pouco durante os 97 minutos de duração, algumas vezes cansa ver os humanos fugindo dos macacos. Mas, o final é surpreendente e faz valer a pena a uma hora e meia reservada para assistir esta obra clássica do cinema japonês.

E quem estiver interessado em assistir tokusatsu online, deixo abaixo o filme dublado em inglês para vocês apreciarem. E quem já assistiu esta ou outras produções da Tsuburaya tais como Ultraseven, O Regresso de Ultraman e afins, deixe um comentário e vamos conversar sobre. 🙂

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s