King of Warrior EX: uma versão chinesa de Beyblade?

tokusatsu king of warrior ex

Tokusatsu não se encontra só no Japão, seu país vizinho, a China, também produz muitos títulos interessantes como o clássico Inframan e a franquia Armor Hero. Embalado no sucesso deste surgiu King of Warrior EX em 2007 que teve no total 52 episódios.

Em seu país de origem é também conhecido como Zhàndòu Wáng EX ou “Combatente Rei EX” sendo que EX é a abreviatura de Extreme. A primeira impressão que a série transmite é que se trata de algo parecido a series japonesas do gênero Super Sentai por apresentar cinco personagens nas cores azul, verde, roxo, amarelo e vermelho. Mas, a trama se assemelha mais a animes como jogo de Beyblade, pois as disputas entre heróis e vilões são dadas com piões e cartas.

Uma história de outro espaço.

Enquanto se inscrevia para a universidade onde seus pais se formaram, Xu Feng conhece o Professor Gu e descobriu a razão pela qual seu pai e sua mãe haviam desaparecido: eles abriram um portal e foram parar num lugar conhecido como “Outro Espaço”.

Junto com seus amigos, Xu começa uma longa jornada para encontrá-los a medida que colecta as os cristais que deverão ser usados por guerreiros designados a combater o mal que ameaça este mundo.

Assim, o quinteto é formado: Xu Feng aka The Storm, Qiu Yu aka The Rain, Dong Lei aka The Thunder, Yi Diantong aka The Lighting e Geng Yan aka The Fire. Juntos eles enfrentam os 7 Demônios Errantes: Valley, Region, Boy, Spirit, Sword, Soul e Heart que querem provocar o colapso espacial.

king of warrior ex beyblade

Esses vilões transitam entre os seres humanos e podem se mover livremente entre este mund e o Outro Espaço. Xu e os demais guerreiros também têm essa capacidade de maneira que as batalhas sempre se passam por lá. No entanto, as lutas não ocorrem por meio de socos e pontapés e sim por piões que eles lançam no ar. Enquanto estes voam e combatem entre si, heróis e vilões apenas observam o desempenho e usam cartas mágicas para turbinar os poderes de seu pião.

Minha opinião é…

A série é visivelmente comercial, pois qualquer um percebe que o intuito é vender réplicas dos piões e das cartas usadas pelos personagens. Porém, isso não parece ter agradado muito aos fãs de Beyblade, pois as criticas que os mesmos fazem ao tokusatsu chinês em fóruns de anime não são boas. As vendas de King of Warriors EX também parecem ter sido mais baixas que a venda de Beyblade.

As cenas de batalha também deixam a desejar se comparadas a de heróis japoneses visto que os personagens passam o tempo todo a beira de um precipício que os separa apenas contemplando as lutas dos piões. Eles mal se mexem, a não ser quando vão usar alguma carta para dar mais poder ao seu pião.

Além da China, King of Warrior EX também foi transmitido no canal Disney XD da Índia com dublagem em inglês, infelizmente parece que ninguém gravou para disponibilizar na web. Mas, quem quiser assistir tokusatsu online, seus 52 episódios estão disponíveis no Youtube em chinês. Deixo abaixo o link do primeiro episódio. Se você já assistiu, deixe um comentário e diga o que achou.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s